MÍDIAS NA ESCOLA
O uso das mídias na escola ainda é um pouco turbulento, mas todos estão empenhados em aprender a usar e a empregá-los em suas atividades.
Equivocamo-nos quando pensamos que o desempenho da escola se expressa apenas nos resultados da aprendizagem obtidos nas disciplinas e que é fruto exclusivo do trabalho dos professores isoladamente; este necessita da participação dos alunos e da parcerias com a comunidade escolar e local; pois sem eles o trabalho do professor não terá resultado. Não é possível pensarmos a escola como uma instituição social com funções bem definidas e inalteradas ao longo do tempo, isolada de seu contexto, cuja preocupação principal é a preservação do patrimônio cultural, cabendo-lhe, portanto, a tarefa de transmissão e preservação da cultura. Essa concepção expressa uma posição funcionalista de organização coerente com os princípios da burocracia, todavia incompatível com as características da sociedade atual.
No mundo globalizado percebo que a todos é necessário o conhecimento e o uso das mídia na sua vida cotidiana, pois, se as temos a nossa disposição basta-nos aprender a usar; o computador e a popularização da internet nos trouxeram um leque de novidades os quais muitas vezes empregamos para continuar fazendo o que fazíamos antes, com uma máscara de modernidade; no entanto, a partir daí podemos aprender/ensinar de muitas outras formas, porque a escola ainda é a forma certificadora do processo de ensino/aprendizagem e cabe a nós professores dinamizar e tornar atrativo esse espaço.
Certifiquei-me portanto, mais uma vez, que para desenvolvermos participação efetiva da comunidade nos é necessário acima de tudo força de vontade, estimulo e parcerias tanto com alunos, funcionários e comunidade local; é preciso convidar a comunidade local para participar da vida da escola e levar a escola a interagir de forma construtiva com essa comunidade.
Através de cursos oferecidos pela e para a comunidade; exibição de filmes sobre diversos temas, com um debate final e uma analise do papel de cada um na comunidade, etc.
Em nossa escola, temos a participação de entidade como o Rotary Club que promove palestras de orientação profissional para os alunos do ensino médio; e também há sempre a preocupação de todos os professores em trazer para dentro da escola e da sala de aula a experiência e o exemplo de pais de alunos e pessoas e instituições que desenvolvem trabalhos locais.
No entanto, sei com absoluta certeza, que este não é nem de longe um ponto de chegada, porém, somente a ponta do iceberg de uma longa jornada; pois acredito que estamos em constante aprendizado e um professor deve mostrar isso na sua vida diária, para que seus alunos sejam sempre aqueles discípulos a superarem o mestre.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário