sexta-feira, 5 de junho de 2009
LINUX – A Educação e o software livre
O Linux foi criado em 1991, por um estudante universitário finlandês Linus Torvalds, sendo um Sistema Operacional de código aberto distribuído gratuitamente pela Internet. Seu código fonte é liberado como Software Livre. Isso quer dizer que você não precisa pagar nada para usar o Linux e que não é crime fazer cópias para instalá-lo em outros computadores. O código fonte aberto permite que qualquer pessoa veja como o sistema funciona (útil para aprendizado), corrija algum problema ou faça alguma sugestão sobre sua melhoria. Mas, o que é software livre?
Software Livre, ou Free Software, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte. Todos os Softwares que são protegidos por essa Licença são considerados Softwares Livres.
As três liberdades específicas de um software livre:
→ Primeiro, a liberdade de copiar o programa e dá-lo para seus amigos e colegas de trabalho;
→ Segundo, a liberdade de modificar o programa de acordo com os seus desejos por ter acesso completo aos códigos-fonte;
→ Terceiro, a liberdade de distribuir versões modificadas e assim ajudar a construir a comunidade (se você redistribui um software livre, você pode cobrar pelo ato de transferir uma cópia ou você pode fornecer cópias de graça).
O que é uma Distribuição Linux?
Pelo fato de o Linux ser um software de livre distribuição, muitas pessoas e até mesmo empresas se empenham em organizar o kernel ( isto é, o núcleo do sistema ) e mais uma série de aplicativos e manuais para que o sistema fique cada vez mais amigável.
A esse conjunto de aplicativos mais o kernel, dá-se o nome de distribuição Linux.
Entre as “grandes” distribuições podemos citar: Conectiva, Kurumin, Debian, Fedora, Ubuntu, etc
O que diferencia uma distribuição da outra é a maneira como são organizados e pré-configurados os aplicativos que cada uma contém. Cada uma delas tem seu público-alvo e finalidades específicas.
De acordo, com essas liberdades e baseado na distribuição Debian, foi desenvolvido o LINUX EDUCACIONAL, cujo foco é o laboratórios de informática educacional (LIE) e escolas.
No Brasil o uso do Linux nas instituições de ensino vem crescendo a cada ano, principalmente pela a redução de custo em aquisição de software e manutenção e a legalização das licenças.
O que é Interface Gráfica?
É a aparência típica de um sistema operacional que é adotada por outros softwares para facilitar a comunicação e a interação entre o hardware e o usuário.
A interface gráfica, também chamada de Área de Trabalho ou Desktop é composta de ícones (símbolo gráfico, usado geralmente para representar um software ou executar algumas tarefas do computador), janelas ou botões.
Assim como outros sistemas, o Linux também faz uso de uma interface gráfica para o usuário a fim de permitir a interação com o micro através de ícones e janelas, usando para isso o mouse; podemos citar: Kde, Gnome, etc.
Nesta oficina veremos o KDE 3.5 como interface gráfica, visto que este já vem com o Linux Educacional.
Ao iniciar o Linux a primeira tela que teremos é a Tela de Logon. Nela, digitaremos o login do usuário e sua respectiva senha. Logo após o Linux carregará o ambiente KDE, através do qual se dá a interação do usuário com o sistema operacional.
Conhecendo a Área de Trabalho
O termo Área de Trabalho ou Desktop é comum para usuários Windows e no Linux tem a mesma função.
há um conjunto de ícones que está presente apenas no LINUX EDUCACIONAL. E refere-se a programas e ferramentas de produtividade desenvolvidos especialmente para atender as necessidades das escolas públicas. Neste conjunto temos:
* DOMÍNIO PÚBLICO
* RIVED -MEC
* ABC - Programas Educacionais
* FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE
* VÍDEOS DA TV ESCOLA
* UTILITÁRIOS
Explorando o Menu Principal
O menu principal é subdividido em submenus de acordo com as características de cada comando.
Desligando/Reiniciando o computador
Para desligar ou reiniciar o computador clique no menu principal (botão Iniciar ) depois em Fechar Sessão.
Clique na opção desejada (Desligar ou Reiniciar o computador ou clique em Cancelar.
OBS: se optou por desligar o computador; espere que o sistema será desligado automaticamente, só então é que poderá ser desligado o estabilizador.
Fonte de pesquisa:
http://br-linux.org/
www.scribd.com.br
www.slideshare.com.br
www.mec.gov.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário