sexta-feira, 11 de março de 2011

O SURGIMENTO DA EAD

A educação a distância não surgiu no vácuo (Keegan 1991,11), tem uma longa história de experimentações, sucessos e fracassos. Sua origem recente, já longe das cartas de Platão e das epístolas de São Paulo, está nas experiências de educação por correspondência iniciadas no final do século XVIII e com largo desenvolvimento a partir de meados do século XIX (chegando aos dias de hoje a utilizar multi-meios que vão desde os impressos à simuladores on¬-line, em redes de computadores, avançando em direção da comunicação instantânea de dados, voz, ¬imagem via satélite ou por cabos de fibra ótica, com aplicação de formas de grande interação entre o aluno e o centro produtor, quer utilizando-se de inteligência artificial-AI, ou mesmo de comunicação instantânea com professores e monitores). Sendo que a primeira forma de cursos de Educação à distancia, foram os cursos por correspondência na Europa, que foi muito utilizado até meados do século XX, quando o rádio e a televisão se popularizaram e eram utilizados como meios instrucionais.

A EaD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, suas possibilidades ampliaram-se em meio às mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço. Seus referenciais são fundamentados nos quatro pilares da Educação do Século XXI publicados pela UNESCO, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário